A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, E.I.M., S.A., fez obras de melhoria nas instalações localizadas na Figueirinha, nomeadamente, no sistema de descalcificação da água que ali é armazenada e que é captada em Ourão. O objetivo desta intervenção é a melhoria da qualidade da água distribuída no Município de Soure, através da redução da dureza, originada pela quantidade de cálcio existente na água captada.
Este investimento, que inclui a melhoria do controlo do sistema, e a substituição das resinas que constituem o meio filtrante, resultará numa redução significativa na quantidade de calcário presente na água distribuída.
Trata-se de uma melhoria na qualidade da água que terá um impacto direto nas redes públicas e prediais, bem como nos equipamentos e dispositivos de utilização em contacto com a água, contribuindo para melhorar o seu desempenho e prolongar a sua vida útil.
O investimento agora realizado pela ABMG irá beneficiar os utilizadores das zonas de Soure, Casconho, Tapéus, Degracias, Pombalinho, Cotas, Malhadas, Quatro Lagoas, Venda Nova, Casal Cimeiro, Porto Coelheiro, Paleão e Casal do Barril, que passarão a contar com água de melhor qualidade.
Os utilizadores devem, no entanto, ter em especial atenção que os equipamentos, redes e dispositivos de utilização, nos quais a água é sujeita a aquecimento ou a contacto com sabões, são os mais afetados, motivo pelo qual devem existir cuidados especiais com a utilização e manutenção dos mesmos.
Consultar os manuais de utilização dos equipamentos, proceder a limpeza regular dos mesmos, bem como dos dispositivos de utilização, e evitar a utilização de máquinas com temperaturas superiores a 55º, são algumas das medidas essenciais para minimizar o problema.
A ABMG reforça o seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados à população, assegurando uma água mais limpa e mais segura.