Gestão de redes de distribuição de água

A gestão das redes de abastecimento de água carece de uma estratégia que encadeie vários fatores, que inclua, nomeadamente, a deteção e reparação de roturas na rede, a gestão da pressão, a renovação de infraestruturas, bem como estudos de organização de rede de forma a torná-la mais sustentável.

Procurar roturas na rede e diminuir o tempo de reparação das mesmas, é a abordagem principal de uma entidade gestora que tenha como principal objetivo a diminuição das perdas reais de água. Com a setorização das redes e implementação das Zonas de Medição e Controlo, tem sido possível melhorar a eficácia da ABMG no controlo de perdas, através da priorização das atuações que, aliada a uma eficiente afetação dos recursos e rapidez na execução, permitem diminuir significativamente o tempo de atuação.

Tão importante como reparar as roturas existentes, é evitar que as mesmas sucedam, atuando na origem. Daí a importância de uma gestão das pressões na rede, através da criação de patamares de pressão que limitem valores excessivos e diminuam a probabilidade de ocorrência de novas roturas. Neste sentido, a ABGM tem-se dedicado à instalação de válvulas redutoras de pressão em diversas zonas, onde os resultados já são visíveis através da diminuição das ocorrências e tem em curso um projeto para implementação de postos de redução da pressão em diversos pontos já identificados como prioritários.

A renovação de redes é outra prioridade que temos tido na nossa empresa, quer a nível pontual, com a substituição de ramais e pequenos troços de rede em que intervimos diariamente, como em investimentos de maior dimensão como é o caso da empreitada que terá início em breve de Melhorias do Sistema de Abastecimento de Água de Cotas, cujo principal objetivo é aumentar a fiabilidade do sistema de abastecimento de água à população de Cotas, no Município de Soure.

Por considerarmos essencial, trabalhamos dedicadamente em estudos de rede, que permitam criar redundâncias no abastecimento de cada zona, através da reorganização da rede, e criação/reforço das fontes de água aos sistemas.

Através de equipas dedicadas e comprometidas com o serviço que prestamos, que é um serviço essencial, continuaremos a trabalhar com o objetivo de melhor servir a população, com qualidade e eficiência.

Solange Nogueira, Engenheira Civil

Diretora dos Serviços de Distribuição de Água e Recolha de Águas Residuais

 

Comentários desactivados