A empreitada de “Construção das Redes de Simões, Lourenços, Mogadouro e Marco do Sul – 1.ª fase (SAR de Almagreira)” foi inaugurada no dia 08 de julho pela Sra. Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, consolidando o esforço da expansão da cobertura de saneamento nos Concelhos de Soure e Pombal.
A inauguração teve dois momentos, no Município de Pombal e de Soure, e contou com as presenças do Presidente do Município de Pombal, Pedro Pimpão, do Presidente do Município de Soure e Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABMG, Mário Jorge Nunes, e do Diretor-Geral da ABMG, Idalécio Oliveira. Foi na estação elevatória, localizada na Rua da Figueirinha, nas Meãs, que a Sra. Ministra e o Sr. Presidente do município de Soure descerraram a placa inaugurativa das obras realizadas no concelho de Soure.
O objetivo do investimento é garantir o acesso ao serviço de saneamento de águas residuais aos lugares de Bonitos, Simões, Lourenços, Mogadouro, Guerres, Marco do Sul, Figueirinha e Casal do Barril e resolver o problema do fim de vida útil da antiga ETAR da Redinha, no Concelho de Pombal.
A solução implementada resultou de uma estratégia integrada entre os dois territórios, permitindo desativar aquela ETAR, cuja capacidade se encontrava esgotada, e simultaneamente alargar o serviço de saneamento a uma população estimada de 4.764 habitantes no horizonte do projeto, dos quais 1.729 no Concelho de Soure e 3.035 no Concelho de Pombal.
As obras representaram um investimento total de 3,1 milhões de euros, com uma comparticipação do Fundo de Coesão no montante de 695 mil euros.
A infraestrutura instalada no Concelho de Soure entrou em funcionamento em junho de 2025, pelo que os proprietários de prédios localizados nas áreas servidas pela mesma devem dirigir-se à ABMG para a realização das ligações das respetivas redes prediais à rede pública.
Nesta 1.ª fase, a rede construída passou a servir uma população de 484 habitantes e 320 alojamentos no Concelho de Soure. Foram executados 14 km de coletores, 6 km de condutas elevatórias e 4 Estações Elevatórias, encaminhando os efluentes para a ETAR de Almagreira, no Concelho de Pombal.
A implementação deste projeto implicou a gestão de desafios relacionados com o enquadramento fiscal aplicável às Empresas Intermunicipais, nomeadamente a não dedutibilidade do IVA suportado, o que, acrescido da taxa de 23% aplicada às empreitadas, resultou num esforço financeiro para a ABMG que reclama a regularização desta situação
Idalécio Oliveira, Diretor-Geral da ABMG, considera que este investimento constitui um passo fundamental para o reforço da qualidade de vida das pessoas e da proteção do ambiente, melhorando os serviços de saneamento e contribuindo para a sustentabilidade dos recursos hídricos.

