Investimento no Sistema de Saneamento de Seixo e Cabeças Verdes – Município de Mira


Na sequência da instalação da rede de saneamento nas localidades de Seixo e Cabeças Verdes, um investimento de 1.803.511,07€ comparticipado pelo Fundo de Coesão, a ABMG ultimou, no dia 20 de junho de 2025, os trabalhos necessários ao arranque do funcionamento do sistema com a instalação dos equipamentos elétricos e mecânicos das Estações Elevatórias.

O sistema, que contempla 12,29km de coletores e 2 Estações Elevatórias, recolhe os efluentes domésticos ou com características similares, nas povoações de Seixo e Cabeças Verdes, e encaminha-os para o sistema em alta da responsabilidade da AdCL – Águas do Centro Litoral, S.A.

A infraestrutura, que servirá cerca de 864 habitantes, terá um impacto muito positivo na população, na medida em que irá proporcionar o acesso ao serviço de saneamento de águas residuais domésticas e equiparadas e, permitindo a desativação dos antigos sistemas privados de fossas sépticas, elevará o nível de qualidade de vida das populações abrangidas, contribuindo para a proteção do ambiente e para a eficiência e sustentabilidade dos recursos.

Com a entrada em funcionamento de um dos pontos de recolha da AdCL, prevista para julho de 2025, serão notificados os primeiros clientes para efetuarem as ligações das redes prediais à rede pública. Os restantes utilizadores só poderão realizar as suas ligações após a entrada em funcionamento do segundo ponto de recolha da AdCL, sendo devidamente avisados para o efeito.

No sentido da adequada utilização da infraestrutura e da otimização de custos na gestão da mesma, esta ABMG alerta os futuros utilizadores para a obrigatoriedade de procederem às ligações das redes prediais à rede pública respeitando as normas técnicas que serão divulgadas, bem como para a proibição da descarga de lixos e de águas pluviais nas redes de saneamento.

Em caso de dúvidas, devem contactar os serviços técnicos da ABMG para os necessários esclarecimentos.

Comentários desactivados