ETAR de Montemor-o-Velho um caminho para a sustentabilidade 


A ETAR de Montemor-o-Velho é uma das instalações da ABMG que foi remodelada, tendo sido implementado um tratamento inovador com vista à sustentabilidade ambiental. 

A ABMG tem a honra de receber, nesta ETAR, inúmeras visitas de estudantes e técnicos. No passado dia 15 de outubro, recebeu um grupo de cerca de 50 estudantes universitários de vários países europeus, integrados no programa Erasmus BIP (Blended Intensive Programme) promovido pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC). A visita integrou-se no curso “From Waste to Byproducts: New Paradigms to Construction Engineering”, que aborda temas como hidráulica, gestão de resíduos e economia circular. 

Durante as visitas à ETAR, os participantes têm oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos sistemas de tratamento, compreender as etapas de reutilização da água tratada e observar as boas práticas de sustentabilidade aplicadas ao setor da engenharia e ambiente.  

Cada visita constituiu um momento de partilha de conhecimento, consciência ambiental e inovação no ciclo urbano da água. 

Segundo o Diretor-geral da ABMG, Eng. Idalécio Oliveira, cada visita “reforça o papel da ABMG como agente promotor de conhecimento, inovação e sustentabilidade, aproximando o setor ambiental da comunidade académica. Valorizamos estas parcerias como oportunidades para potenciar a reflexão conjunta e inspirar novas soluções para os desafios ambientais da atualidade”. 

Também a visita de técnicos de outras Entidades Gestoras tem sido especialmente gratificante, bem como da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC) com o objetivo de apreciar o funcionamento da infraestrutura. 

A ABMG sublinha que continuará a investir em ações de educação e sensibilização ambiental, fortalecendo o compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a responsabilidade social

Comentários desactivados