A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, E.I.M., S.A. continua a reforçar o seu compromisso com a melhoria dos serviços de abastecimento de água e com a expansão das infraestruturas de saneamento de águas residuais, tendo obtido a aprovação de candidaturas submetidas ao aviso CENTRO2030-2024-54 – Ciclo Urbano da Água (Baixa), no âmbito do Programa Operacional CENTRO 2030.
Este aviso visa promover a implementação de soluções que contribuam para uma utilização mais eficiente da água, para a redução de perdas nos sistemas de abastecimento público, para a melhoria do estado das massas de água e para a concretização dos objetivos definidos no Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030).
As candidaturas apresentadas pela ABMG para os três concelhos da sua área de atuação representam um investimento global superior a 5,2 milhões de euros, constituindo um importante contributo para a melhoria dos serviços prestados às populações e para a sustentabilidade ambiental do território.
No concelho de Mira, foi aprovada a operação de “Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais de Presa e Valeirinha”, que contempla a construção de uma rede de coletores de águas residuais domésticas com uma extensão aproximada de 6 Km.
A candidatura, aprovada em 28 de julho de 2026, representa um investimento total de 1.609.018,31 euros, beneficiando de um apoio comunitário de 598.907,26 euros.
No concelho de Montemor-o-Velho encontra-se prevista a execução da operação “Construção das Redes de Carapetos, Casal da Areia, Ninho do Grou, Casal dos Silvas e Casal do Raposo (Fase 1)”.
A intervenção prevê a construção de aproximadamente 7 Km de coletores.
A operação, aprovada em 24 de agosto de 2026, representa um investimento total de 1.551.739,66 euros, beneficiando de um apoio comunitário de 912.700,94 euros.
Contribuindo para o aumento da cobertura do serviço de saneamento e para uma gestão mais eficiente das águas residuais, a realização destes investimentos ocorrerá durante um prazo previsto de 2 anos.
A ABMG submeteu ainda a candidatura “Controlo e Redução de Perdas nos Sistemas de Distribuição de Água nos Concelhos de Montemor-o-Velho e Soure”, cujo principal objetivo é aumentar a eficiência dos sistemas de abastecimento público através da redução das perdas de água.
Com um investimento de 2,1 milhões de euros, maioritariamente localizado no Concelho de Soure, a operação prevê a instalação de 29 Postos de Controlo e Redução de Pressão (PCRP) e a criação de 2 Zonas de Medição e Controlo (ZMC) nos Concelhos de Montemor-o-Velho e Soure. Está igualmente prevista a substituição de aproximadamente 13 km de condutas nas localidades de Ribeira da Mata, Casais de São Jorge, Venda Nova, Beltrões, Bonitos, Alencarce de Cima, Cascão, Tapéus, Alagoa e Serroventoso, no Concelho de Soure.
Com estas operações, a ABMG dá mais um passo na concretização da sua estratégia de modernização das infraestruturas de abastecimento de água e de expansão da rede de saneamento, promovendo soluções mais eficientes, resilientes e sustentáveis. Estes investimentos permitirão melhorar a qualidade do serviço prestado às populações, reforçar a cobertura das redes, reduzir as perdas de água e contribuir para a proteção dos recursos hídricos e ambientais.

