ABMG inicia empreitada de Implementação de Sistemas de Medição, Controlo e Gestão nos Sistemas de Abastecimento de Água


Investimento de cerca de 600 mil de euros, nos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure, permite o controlo ativo de fugas de água e a monitorização em contínuo da rede.

A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, E. I. M., S. A., deu início à implementação de Zonas de Medição e Controlo, através da setorização das redes de distribuição de água e instalação de equipamentos para monitorizar e controlar o caudal, em tempo real, assim como a pressão e nível dos reservatórios.

A intervenção, realizada através da segmentação das redes de distribuição de água em Zonas de Medição e Controlo, permite um controlo ativo de fugas e a monitorização em contínuo da rede, contribuindo para a diminuição das perdas de água e dos volumes de água, sendo, atualmente,

a ferramenta mais adequada para a estão e exploração eficiente e sustentável dos sistemas de abastecimento de água.

No âmbito do projeto de execução são instalados equipamentos no interior dos reservatórios existentes ou em câmaras próprias a construir na rede de distribuição. Esta intervenção requer a interrupção temporária do normal abastecimento público de água, nos diversos sistemas, de forma faseada.

Encontram-se já agendadas intervenções para os dias 21, 22, 25 e 26 de outubro, que implicam a interrupção do abastecimento de água nas seguintes localidades do concelho de Soure:

  • 21 de outubro de 2021 (quinta-feira, entre as 8h e as 20h): Azenha, Carrascal, Pedrogão do Pranto, Saca Bolos, Salgueirinhas e Vale de Servo;
  • 22 de outubro de 2021 (sexta-feira, entre as 8h e as 15h): Brunhós;
  • 22 de outubro de 2021 (sexta-feira, entre as 14h e as 22h): Barroco, Monte Vale Grande, Sanguinheira e Vila Nova de Anços;
  • 25 de outubro de 2021 (segunda-feira, entre as 8h e as 14h): Casal de S. Jorge e Covão das Favas;
  • 25 de outubro de 2021 (segunda-feira, entre as 13h e as 20h): Casal Cimeiro (Tapéus);
  • 26 de outubro de 2021 (terça-feira, entre as 8h e as 14h): Casal do Galegos, Granja do Ulmeiro e Painça;
  • 26 de outubro de 2021 (terça-feira, entre as 13h e as 20h): Cabeça da Corte, Malavenda e Sabugueiro.

No seguimento da intervenção a realizar no dia 21 de outubro (quinta-feira, entre as 8h e as 20h), podem verificar-se perturbações na rede de abastecimento, nas localidades de Barreiras, Cabeça Carvalha, Casal de Almeida, Casal de Bacelos, Formigal, Mira Olhos, Porto Godinho e Vinha da Rainha.

A obra, com conclusão prevista para final de março de 2022, representa um investimento de cerca de 600 mil euros e integra uma das operações aprovadas pelo POSEUR – Programa Operacional, Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Comentários desactivados