Nuno Campilho é o novo Diretor-Geral da ABMG


O Conselho de Administração da ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, E.I.M, S.A. anuncia a nomeação de Nuno Campilho para o cargo de Diretor-Geral, que iniciou funções no passado dia 1 de março.

Considerando os fundamentos do concurso para o provimento do cargo em questão, por ter reunido todas as condições legalmente exigidas e, tendo, inequivocamente, demonstrado ser detentor de competência técnica, aptidão e comprovada experiência profissional no exercício de funções relevantes na área do cargo em apreço, bem como, de formação académica e profissional adequadas, o Conselho de Administração elegeu Nuno Campilho para esta função, através de um Acordo de Cedência de Interesse Público, válido por três anos.

Aos 50 anos, Nuno Campilho é licenciado em Relações Internacionais, Executive MBA, e Doutorando em Políticas Públicas, apresentando, ainda, três Pós-Graduações nas áreas de Comunicação e Marketing, Tecnologias e Gestão de Água, e Ciências Políticas e Relações Internacionais. A estes registos académicos e de formação, acresce-se uma Especialização em Liderança e Gestão de Pessoas e outros cursos avançados em Alta Direção.

Exerceu funções autárquicas, na qualidade de primeiro presidente da União de Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, mas desenvolveu grande parte da sua trajetória profissional associada à gestão ao nível estratégico e executivo no setor de atividade de captação, tratamento e distribuição de águas, fazendo parte, também, de equipas de projeto ligadas ao desenvolvimento de modelos de gestão de serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, tendo integrado o ranking Best Team Leaders 2019, da Tema Central e QMetrics, ao lado de Alexandre Fonseca, da ALTICE, de Rui Nabeiro, da DELTA, de Rui Barros, da ACCENTURE, ou de Pedro Afonso, da VINCI.

Natural da freguesia do Estoril, o novo Diretor-Geral da ABMG desempenhou funções de Administrador Executivo e de Diretor Delegado dos Serviços Municipalizados (e, depois, Intermunicipalizados) de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora, durante 12 anos, foi perito do Banco Mundial para a avaliação do PENSAAR 2020, tendo sido recentemente eleito como Vice-Presidente da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, para o triénio 2021-2023, ao mesmo tempo que se encontra a frequentar o ProAguas – Programa Avançado de Gestão de Serviços de Águas.

Conhecido por agarrar e abraçar, de forma eficaz e corajosa, novos desafios, Nuno Campilho apresentou-se, publicamente, no passado dia 21 de abril, data que marcou a cerimónia de assinatura dos autos de consignação das obras do POSEUR. «Cada vez gosto mais das circunstâncias e apresento-me nestas belas terras e perante estas boas gentes… para trabalhar», reiterou o novo Diretor-Geral, argumentando que será um privilégio estar à frente deste projeto, contribuindo para o crescimento e evolução da empresa, e para o alcance da prestação de um serviço de excelência.

Comentários desactivados