No Dia Mundial do Ambiente, a ABMG recebeu os alunos dos 3.º e 4.º anos do Centro Escolar da Granja do Ulmeiro numa visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Montemor-o-Velho.
Durante a visita, os jovens estudantes puderam conhecer de perto os processos que garantem o tratamento adequado das águas residuais, de forma a serem devolvidas ao meio ambiente em condições ambientalmente seguras.
Com uma forte componente educativa, a iniciativa deu a conhecer o Ciclo Urbano da Água e alertou para a importância de não deitar resíduos impróprios nas redes de saneamento. A visita teve como principal objetivo promover a literacia ambiental e incentivar hábitos mais sustentáveis no dia a dia.
Para consolidar os conhecimentos adquiridos e ajudar à reflexão do grupo foi dinamizado um jogo de perguntas e respostas que revelaram uma atenção especial às boas práticas ambientais:
Reutilizas a água em tua casa?
“Sim. Às vezes a minha mãe deixa a torneira mal fechada e eu vou lá fechar. Também coloco um balde para apanhar a água e depois uso para regar as plantas ou dar aos meus animais de estimação.”
Deitas os cabelos na sanita?
“Não. Porque entopem o saneamento.”
A água dos poços é boa para beber?
“Não. Porque ganha verdete, micróbios, está contaminada e é suja.”
Sabem porque a água da torneira é boa para beber?
“Sim, porque já foi tratada.”
As crianças do 3º e 4º anos do Centro Escolar da Granja do Ulmeiro levaram consigo ensinamentos valiosos sobre a importância das ETAR, a proteção da água e do ambiente!
Com esta ação, a ABMG reforça o seu compromisso com a sensibilização ambiental e a promoção de uma cultura de sustentabilidade, contribuindo para um futuro mais consciente e responsável.