A ABMG estreia-se no Festival do Arroz e da Lampreia


A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, E.I.M, S.A., esteve presente no Festival do Arroz e da Lampreia que iniciou no dia 6 de março, em Montemor-o-Velho, com um stand institucional.

No segundo dia deste principal evento do concelho, o Presidente do Conselho de Administração da ABMG, Mário Jorge Nunes, deu uma entrevista à Rádio Regional do Centro, onde apresentou a empresa e referiu alguns dos projetos futuros.

O autarca começou por referir que a água é um recurso escasso, sendo necessário garantir uma gestão cada vez mais necessária deste recurso essencial à vida.

«É necessário olhar para este recurso de forma responsável e todos nós precisamos da água com quantidade e qualidade», referiu.

Este foi um dos motes que deu origem à ABMG, empresa intermunicipal, que entrou em funcionamento no dia 15 de janeiro de 2020. Com o objetivo de fazer a gestão da água e do saneamento nos Municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure, a ABMG já começou a investir, com o intuito de proporcionar um melhor serviço de abastecimento de água nos três concelhos.

«Estamos a trabalhar em Mira, nas infraestruturas, desde o início do ano e já há uma melhoria significativa do serviço», explicou o autarca.

Com um investimento previsto, no concelho de Mira,de mais de duzentos mil euros, a nova Entidade Gestora já executou váriasintervenções, entre as quais se destacam a substituição de condutas e a instalação de válvulas e equipamentos eletromecânicos.

Até ao final do mês de abril, a ABMG vai proceder também à instalação de um tratamento preliminar na ETA da Lagoa, composto por um arejador e decantador de lamelas.

O Presidente do Conselho de Administração referiu que os tarifários foram atualizados, com base nas condições impostas pela Entidade Reguladora, mas adiantou que a ABMG dispõe de um tarifário social para várias situações.

«Quer as famílias numerosas, quer as famílias com baixos rendimentos, têm direito aos apoios sociais que a ABMG disponibiliza», explica Mário Jorge Nunes.

Para além destes casos, as IPSS, os Bombeiros, as Associações e as Juntas de Freguesias podem também beneficiar de condições especiais. A pensar no ambiente e de olhos postos no futuro, a ABMG disponibilizou uma campanha de adesão ao débito direto e à fatura digital que ainda se encontra em vigor.

Comentários desactivados